Artes Plásticas
Um pequeno brilhante incrustado em Salvador
Em Salvador ? Bahia há um dos únicos museus privados do Brasil, o museu Carlos Costa Pinto (http://www.museucostapinto.com.br/) . O que é um museu privado? É a coleção de uma família ou colecionador que é transformada num museu aberto ao público, em geral na residência do(s) dono(s) original(is). Em geral, são museus sem origem estatal.
A coleção do Carlos Costa Pinto é fenomenal. Abrange mobiliário, jóias, arte sacra e todo tipo de exemplar de arte decorativa, sendo sua coleção de prataria a maior do país (vale lembrar que em tempos coloniais a prata era mais cara que o ouro no Brasil, pois o país quase não possuía minas de prata. Por isso o dito ?Prata da casa?, ou aquilo que é especial).
O museu merece um post só para descrever a sua coleção, o que faremos num futuro próximo. O que nos interessa no momento é falar de uma pintura do acervo do museu, uma pérola que é um verdadeiro tesouro para os amantes da arte.
A pinacoteca do museu é muito boa, com diversos Prescilianos Silvas e Lopes Rodrigues. Mas o que chama a atenção mesmo é um quadro em tamanho real chamado ?La Petit Fermière? (A Fazendeirazinha), do artista russo Maurice Grün (1870-1947). Grün nasceu no que hoje é a Estônia, mas deixou o país devido às perseguições antissemitas do governo russo. Estudou na Escola de Belas Artes de Munique, depois na Academia Julien em Paris, depois se mudou para os Estados Unidos em 1884 e finalmente para o Brasil em 1885. Mas voltaria para a França, onde pintou principalmente cenas de interior e imagens de mulheres bretãs passando, lavando, tricotando etc. Maurice Grün. La petite fermière. Óleo sobre tela, 1893. Acervo Museu Carlos Costa Pinto.
O que chama a atenção na Fazendeirazinha é a técnica magistral do artista em representar texturas e humores (no sentido do inglês mood, que significa algo como ?clima?, ?temperamento?, humor da cena). Mesmo nesta excelente reprodução gentilmente cedida pelo museu, é difícil ter-se uma idéia do realismo da pintura e da qualidade da realização. A pele branca da menina é representada quase sem sombras, apresentando um dos maiores desafios do artista, que é transmitir o máximo de volume com o mínimo de modelagem. Bouguereau era um gênio nessa área e Grün prova que tinha um domínio completo sobre a técnica. A menina parece viva, ela vibra, o que é estarrecedor para os surpresos visitantes do Museu Carlos Costa Pinto. Toda a preocupação do artista na representação da luz, do fundo e dos elementos do primeiro plano demonstra o cuidado do pintor e a qualidade da representação. Nem em outros trabalhos do artista podemos encontrar outra peça desse nível.
Grun. Menina Bretã. 1898. Óleo sobre tela. Grün. Rosas Brancas.
A presença da Fazendeirazinha no acervo do Carlos Costa Pinto o coloca no Olimpo dos museus privados do Brasil, estando atrás provavelmente apenas do museu Brennand (http://www.institutoricardobrennand.org.br/) de Recife ? que possui um Bouguereau ? no que se refere a arte européia do século XIX.
Bouguereau. Depois do banho. 1894
Grün mostra que, mesmo com um tema tão singelo, até as profundezas do coração podem ser tocadas, deixando-nos, em Brasília, invejosos dos soteropolitanos que podem usufruir dessa verdadeira maravilha que é a Petit Fermière.
[Marcelo Gonczarowska Jorge]
loading...
-
Experiência Transformadora
Hoje tive uma experiência muito boa. Quer dizer, ontem e hoje. Tem uma casa de leilões aqui em Brasília que estava leiloando objetos e obras de arte, casa essa que eu visitei. Entre as obras havia esta pintura: http://www.casaamarelaleiloes.com.br/leiloes_2009/dezembro/+/pages/9535.html...
-
O Método Veneziano De Pintura
*Baseado no livro de Virgil Elliott, Traditional Oil Painting
O método veneziano é um desenvolvimento do método flamengo de pintura. O método flamengo ?consiste em pintar sombras transparentes e luzes opacas sobre um desenho linear preciso em rígidos...
-
Modelos De Gesso 2
O museu Pushkin de Moscou é o museu da Academia de Belas Artes de Moscou. A coleção é primorosa, com trabalhos de artistas como Poussin, Ingres, David etc. Uma boa parte da coleção são cópias de altíssima qualidade em gesso e bronze de peças...
-
Imagem Do Dia - Ninfas, Bacantes E Faunos
Meirelles (brasileiro). A bacante. c. 1858. Óleo sobre tela, 77 cm x 98 cm. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Cabanel. Ninfa e sátiro. 1860 Pallière (brasileiro). Fauno e bacante. 1862. Óleo sobre tela.246 x 172 cm. Museu Nacional...
-
Álbuns Dos Salons
Para aqueles que amam História da Arte, a gente descolou um link incrível
Nesse site há a reprodução completa dos catálogos das obras encomendadas ou adquiridas pelo governo francês de 1864 a 1901, e que foram exibidas do Salon de Paris.
...
Artes Plásticas